Type Here to Get Search Results !
             

Mulher morre após ser picada por escorpião na Bahia; aracnídeo estava escondido na roupa da vítima




Uma mulher de 27 anos morreu após ter sido picada por um escorpião, em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. O caso aconteceu na segunda-feira (06) e a vítima faleceu na quarta (08). O corpo foi sepultado na manhã desta quinta-feira (09), em Anagé, município da mesma região, onde ela nasceu.

A vítima foi identificada como Roberta Ferreira. De acordo com informações de familiares, o animal estava escondido em uma peça de roupa e a vítima vestiu sem perceber a presença dele.

Roberta foi socorrida inicialmente para uma Unidade de Pronto Atendimento e depois foi transferida para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Ela tomou o soro antiescorpiônico e passou dois dias sob cuidados médicos, mas não resistiu.



De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entre janeiro e agosto deste ano, 15 pessoas morreram após terem sido atacadas por escorpiões no estado. Em 2022, foram 20 óbitos.

Neste ano, Vitória da Conquista lidera o ranking de incidentes com escorpião, seguida por Feira de Santana. A cidade do sudoeste do estado conta com 780 casos de picadas de escorpião em 2023. Destes registros, 528 aconteceram na zona rural.

Em Salvador, até agosto deste ano foram registrados 21 incidentes. O número demonstra uma tendência de aumento de casos, já que em 2022 o Centro de Controle de Zooonozes (CCZ) listou 23 pessoas feridas pelo animal.




Quando há picada por escorpião, a dor é imediata em praticamente todos os casos, além da sensação de formigamento, vermelhidão e suor no local. Após alguns minutos ou horas, principalmente em crianças, que são mais vulneráveis ao envenenamento, podem aparecer outros sintomas, como tremores, náuseas, vômitos, agitação incomum, produção excessiva de saliva, hipertensão, entre outros.

Read more »

Postar um comentário

0 Comentários

Below Post Ad