O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoverá no próximo dia 29, uma ação da Campanha Abril pela Segurança do Paciente.
O evento, promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), em parceria com as demais comissões, vai trabalhar o tema nacional da campanha para 2024 – “Comunicação e Trabalho em Equipe como base para promover a excelência do cuidado em saúde”.
A ação será em dois momentos: um Pit-Stop às 10h, em frente ao auditório da unidade hospitalar e uma gincana com prêmios e lanches às 14h no auditório.
O objetivo da campanha em nível nacional é compartilhar conhecimentos e práticas seguras realizadas pelas instituições de saúde, além da divulgação do papel dos serviços, dos profissionais, dos usuários e das instituições de ensino na promoção do cuidado seguro com o paciente.
Segundo a coordenadora do NSP no HBLEM, Camila Valença, a ideia do Pit-Stop, é “incentivar o engajamento e destacar a importância da participação dos profissionais de saúde, dos pacientes e dos acompanhantes para uma experiência exitosa no atendimento de saúde”.
Vale ressaltar o papel desses protocolos na redução de eventos danosos, decorrentes da assistência prestada no hospital. Rotinas simples como o hábito de lavar as mãos antes e depois do contato com doentes e superfícies potencialmente contaminadas, por exemplo, diminui o risco de infecções.
Por sua vez, dispensa a extensão do tempo de permanência do paciente na unidade hospitalar, resultando numa recuperação mais rápida e no enxugamento de despesas. Daí, a relevância de conscientizar os clientes para que adotem uma postura benéfica durante a estadia no serviço de saúde, compartilhando possíveis problemas de forma clara e ordenada.
O Programa Nacional de Segurança do Paciente tem como pilares: Identificar corretamente o paciente e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde.
Além disso, melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente corretos; higienizar as mãos para evitar infecções; e reduzir o risco de quedas e úlceras por pressão
Postar um comentário