O mês de maio chegou em Vitória da Conquista com muito frio e neblina. Esta semana, o município registrou as temperaturas mais baixas do Nordeste, segundo informações do Inmet, com médias que variaram entre 14 e 20 graus. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta para a necessidade de cuidados redobrados com a saúde neste período, onde há aumento, principalmente, de doenças respiratórias e de pele.
Segundo o climatologista e professor Rosalve Lucas Marcelino, este ano as temperaturas devem permanecer baixas durante todo o inverno, por conta da ausência dos fenômenos extremos do El Nino e La Nina, que estiveram presente no Brasil nos últimos três anos. “Teremos um inverno típico este ano, com garoa no início da manhã e temperaturas mais baixas no fim da tarde e à noite”, explicou Rosalve.
Devido ao frio, segundo a coordenadora médica da Diretoria de Atenção Básica, Ana Medrado, é comum o aumento das doenças do trato respiratório como gripe e resfriado. “Não exatamente pelo frio, mas porque neste período as pessoas ficam mais aglomeradas, em locais fechados, o que facilita a circulação dos vírus respiratórios”, explica Ana. Ela lembra que as pessoas que sofrem com rinite, sinusite e outras doenças pulmonares costumam ter quadro agravado neste período.
A faixa etária mais acometida são idosos e crianças que costumam desenvolver bronquiolite. Outro cuidado para o qual Ana Medrado chama atenção é para a pele. “Pessoas que sofrem com dermatite atópica precisam aumentar o cuidado com a hidratação da pele neste período, evitar banhos muito quentes. Aplicar hidrante mais de uma vez por dia ajuda a diminuir os efeitos do frio seco sobre a pele”.
Outro cuidado importante é manter a caderneta de vacinação em dia. As vacinas contra a gripe e a de Covid-19 estão disponíveis em todas as 46 unidades de saúde do município para o público-alvo determinado pelo Ministério de Saúde.
إرسال تعليق