O cenário eleitoral para a disputa presidencial de 2026 está cada vez mais apertado; uma nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão em empate técnico em uma simulação de segundo turno.
Lula aparece com 42% das intenções de voto, e Bolsonaro com 39%, uma diferença de apenas 3 pontos, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Este resultado representa uma diminuição significativa na vantagem de Lula, que caiu de 10 pontos percentuais no levantamento de outubro para apenas 3 pontos agora.
A pesquisa, que ouviu 2.004 pessoas presencialmente entre 6 e 9 de novembro, também revela que a margem de Lula se estreitou contra outros nomes do campo de oposição, como Tarcísio de Freitas, Ratinho Júnior e Michelle Bolsonaro.
No cenário de primeiro turno que inclui os dois principais líderes, Lula mantém a dianteira com 32% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro com 27%.
Outros candidatos pontuam: Ciro Gomes (8%), Ratinho Júnior (7%), Ronaldo Caiado (4%), Romeu Zema (3%) e Renan Santos (1%).
O levantamento aponta ainda que a maioria dos entrevistados, 59%, acha que Lula não deve buscar a reeleição.
Já em relação a Bolsonaro, 67% defendem que ele apoie outro nome, embora 26% ainda queiram sua candidatura, mesmo com a inelegibilidade.
Quando confrontado com outros nomes em cenários de segundo turno, Lula segue numericamente à frente, mas com margens menores: contra Tarcísio de Freitas, Lula tem 41% a 36%; contra Ratinho Júnior, 40% a 35%; contra Ciro Gomes, 38% a 33%; e contra Michelle Bolsonaro, 44% a 35%.

Postar um comentário